Existe uma preocupação comum a todo condutor que sempre chega no início de um novo ano: o IPVA!
No mês de janeiro, ele chega com suas datas de pagamento variáveis de acordo com o final da placa do automóvel e se você não se planejar, pode acabar se enrolando em dívidas.

Como posso pagar meu IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, conhecido como IPVA, é uma obrigatoriedade que não tem como fugir. Os consumidores possuem a opção de pagar o valor total ou parcelado, pagando a primeira parcela na primeira data estabelecida.

Por que devo pagar o IPVA?

Este é um questionamento bastante recorrente, pois, muitas vezes, pagamos impostos que não sabemos para que serve e nem para onde esse dinheiro é revertido.
O IPVA é um imposto arrecado pelos estados, que vai direto para o Tesouro e, em seguida, é partilhado entre ele e os municípios. De modo que 50% do valor é destinado para o município onde o veículo foi registrado e os outros 50% para o governo estadual.
Feita a divisão, não há obrigatoriedade do estado gastar a arrecadação em novas estradas ou recuperar a malha viária. Portanto, esse valor deve ser investido na saúde, educação, segurança pública e outros serviços dedicados à sociedade. O recurso entra no bolo total do orçamento e o governante pode gastá-lo onde julgar necessário.
O sistema que o imposto utiliza é baseado nas placas dos carros, começando pelas que terminam com o número 1 e, assim por diante.
Caso você tenha perdido a primeira data de pagamento, o único jeito de quitar a dívida seria realizando o pagamento integral e sem nenhum desconto. Até as datas limites, de acordo com o final das placas dos veículos, o boleto não gera juros e não constituirá multa sobre o valor a ser pago.

Perdi a segunda data de pagamento

Se você realizou o pagamento da primeira parcela do seu IPVA em janeiro e perdeu a segunda em fevereiro, por exemplo, será preciso quitar o restante do valor de uma só vez.

Eu não realizei nenhum pagamento, como devo proceder?

Se você não realizou o pagamento, o seu débito constará em aberto. Assim o valor do seu IPVA correrá com juros diários de 0,33% mais juros de mora com base na taxa Selic, chegando até o limite de 20%.
Ainda assim, caso a situação não seja resolvida, o CPF do proprietário do veículo pode entrar na lista de restrições.
Acessando o site da Secretaria da Fazenda você pode confirmar se pagou ou não o imposto, uma vez que a dúvida pode ocorrer. Nesse mesmo site você poderá imprimir uma guia de pagamento, mas verifique se é a guia certa.