A falta de manutenção preventiva pode ser responsável pela maioria dos incidentes, inclusive do incêndio em veículos.
Afinal, carro que não faz revisão é uma caixinha de surpresas, muitas vezes ele te deixa na mão sem te avisar.
Carros com mais de quinze anos são os mais vulneráveis

Quando o incêndio em veículos é mais comum?

Um carro seminovo pode pegar fogo, mas a maioria dos incêndios ocorre em veículos com mais de 15 anos, aqueles com peças muito ressecadas por onde o combustível passa.
A própria vibração do carro provoca vazamento em mangueiras, tanques, bocais e conectores. Outro vilão quando a questão é incêndio em veículos é a gasolina adulterada.
Veículos mais antigos não previam que um dia teríamos solventes de borracha misturado na gasolina, esses contaminantes diminuem drasticamente a vida útil das peças envolvidas com o combustível.
Dê sempre prioridade aos itens de segurança.

Mantenha a vistoria em dia

Visite seu mecânico e solicite que ele faça uma vistoria nos seguintes itens:
1) Verifique todos os chicotes elétricos que saem do alternador, caixa de relés, caixa de fusível e bateria, refaça aqueles que tiverem descascados e com as conexões aparentes. Verifique sinais de derretimento nas conexões do alternador.

2) Aproveite e, com uma lanterna, examine sinais de derretimento ou queimado nas caixas de relé e de fusível, são indicadores de superaquecimento que devem ser investigados pelo seu mecânico.

3) Verifique a tubulação que entra e sai do tanque, principalmente no trecho em que ela percorre dentro do compartimento do motor e veja se identifica sinais de ressecamento, como trincas ou mudança da coloração.

4) Cuidado na instalação de acessórios principalmente aqueles que demandam mais corrente da bateria como módulo de som, farol de milha e ar-condicionado.

5) Todo e qualquer cheiro de combustível deve ser investigado, os pontos mais comuns de vazamento são: conexões com o filtro de combustível, o reservatório da partida frio, a tampa do conjunto da bomba de combustível e nas mangueiras de alimentação. O sistema de alimentação é pressurizado, portanto, aqui não é lugar de adaptações, toda e qualquer manutenção deve ser feita por um profissional qualificado, com peças específicas para o sistema de alta pressão e resistente a produtos derivados de petróleo e de etanol.

Um erro de montagem pode pulverizar combustível em todo seu motor. Se seu carro pegar fogo e o seguro constatar que existia uma adaptação qualquer, ele terá o direito de não ressarcir os prejuízos.
Tome todas as precauções e mantenha a revisão do seu carro em dia, afinal, nenhuma economia vale a sua vida e a de quem tá perto de você!